Howl’s Moving Castle

Estamos em um mundo paralelo. O cenário lembra algum país europeu do século XVIII, mas magos e bruxas andam espalhados pelo mundo e máquinas voadoras muito esquisitas percorrem o céu. De todas as esquisitices do lugar, a maior é sem dúvida um "castelo que anda". O dono do castelo se chama Howl e todos  na cidade o temem, pois ele é um mago que tem a fama de roubar a alma das garotas.
 
É nesse mundo que vive a família de Sophie. A mãe é dona de uma loja de chapéus e a garota e as irmãs trabalham nesta loja. Ao correr a notícia de que o castelo de Howl está "andando" por perto da cidade, as irmãs de Sophie dizem estar com medo de terem a sua alma roubada, mas os risinhos de excitação e a maneira como elas saem todas correndo da loja deixam claro que Howl tem a maior fama de ser "o bonitão". Portanto, não é tanto medo assim que elas sentem. Sophie permanece na loja, terminando alguns trabalhos. Ela suspira de tristeza e não compartilha a excitação das irmãs porque tem certeza de que é feia demais para que um mago importante como Howl sequer repare nela. Adivinhem então, quem ela vai encontrar quando sair mais tarde, sozinha, da loja? 🙂
 
Sophie encontra dois soldados que reparam nela e logo começam a importuna-la. A situação da moça é complicada, mas felizmente um estranho aparece para salva-la. Um estranho com poderes incríveis, num passe de mágica, eles estão "caminhando pelo ar". Claro né, é um conto de fadas, a garota "feia" encontra o seu príncipe encantado, que no caso é o "perigoso" mago Howl. Sophie bem que poderia reclamar do encontro, já que Howl estava sendo perseguido pela Bruxa da Terra Destruída e desta maneira, a atenção da bruxa se voltou para a pobre Sophie, que nada fez além de ser salva pelo mago.
 
No dia seguinte, a Bruxa faz uma visita para Sophie e como essa nada revela sobre Howl (e nem podia, porque realmente NADA sabia sobre ele), a Bruxa joga uma maldição sobre a garota. Essa maldição é o primeiro momento brilhante da trama. Sophie é transformada em uma velha, perde toda a sua juventude "em um passe de mágica". A Bruxa é impiedosa: "esse feitiço não poderá ser desfeito por mãos humanas e você não conseguirá dizer o que lhe aconteceu para ninguém".
 
Só resta a "velhinha" Sophie partir em busca do castelo voador e de seu dono, Howl, para que ele lhe ajude a escapar dessa situação.
 
Pronto. Esse é o começo e quem quiser conferir mais, pode e deve assistir o anime "O Castelo Voador". O autor se chama Hayao Miyazaki e muitos devem ter visto seu trabalho anterior, A Viagem de Chihiro. Basicamente, o Castelo Voador é uma forma de revisitar o mundo mágico apresentado em Chihiro. Creio que Miyazaki é apaixonado por histórias como as de Alice, do Mágico de Oz, O Mundo de Sofia, etc. Isso fica claro em detalhes como os absurdos que ocorrem na jornada de Sophie (e que ela encara com a maior naturalidade) ou quando Sophie encontra um espantalho que irá seguir a garota, digo, a velhinha, por toda a jornada.
 
Não é tão bom quanto Chihiro, mas só os cenários e os novos conceitos que o autor acrescenta aos clássicos Contos de Fadas já valem o ingresso. Tem sacadas geniais como uma personagem ser má somente no início da trama, mas depois, vista sob outro aspecto, ela acaba se tornando apenas um ser digno de pena. Enfim, se eu tivesse um/uma filho(a), era esse o tipo de desenho que eu gostaria que ele visse, pois ensina muito sobre a natureza humana.
 
Mas o melhor mesmo é a "maldição sofisticada". Não posso contar muito mais para não estragar a história. No entanto, achei que o autor realmente mandou muito bem o seu recado com essa "maldição que não pode ser desfeita por mãos humanas". Confiram! 🙂
Anúncios

2 Comentários

Arquivado em Entretenimento

2 Respostas para “Howl’s Moving Castle

  1. Lisa

    Finalmente! Isso aqui já estava ficando com teias de aranha.Quero assistir esse desenho…

  2. Unknown

    tou paixonada pelo hauru.:o)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s