A Última Lição do Mestre

O filme, falado na língua mais esquisita que eu já escutei, começa de uma forma muito bonita.

O clima: sala de aula no fim do mundo, numa cidade escavada na pedra. Tudo está quase caindo aos pedaços e a sala está cheia de panelas por causa das goteiras. Velho professor fala para sua turma de alunos do primeiro grau (ou algo assim, crianças entre 9 – 11 anos).

Professor:

Crianças, vocês cantaram muito bem. Especialmente você, Ayse.

Meus queridos, nem lembro quanto tempo faz que estou morando nesta vila.

Omer, pare com as gracinhas ou vou ter que ir até aí.

Viu, agora esqueci o que eu ia dizer.

Vocês todos estão um pouco agitados neste último dia de aula…

…mas imagino quem vocês vão importunar quando eu partir.

 

Menina:

Você está indo embora, professor?

 

Professor:

Sim, de fato eu estou.

É assim que a vida é.

Tudo tem um começo e um fim.

E vocês sabem que não estou indo para outra escola também.

Esse é o meu último dia como professor.

Eu estou me aposentado. Finalmente, vou me ver livre de vocês.

Mas a vida continuará para vocês.

 

Sejam atenciosos com seu novo professor.

Se esforcem.

Sejam quais forem as condições…

Eu repito…

Não importa quais sejam as condições

Nunca desistam da escola.

Seus pais podem querer tirá-los da escola para fazê-los trabalhar na lavoura, vinhedos e jardins.

Eles podem força-los…

…a se casar pelo dote.

Isso é para as meninas.

 

Não os deixem fazer isso.

Imponham-se. Se necessário, lutem, revoltem-se, fujam de suas casas…

…mas prossigam com sua educação.

 

Não acreditem em que lhes diga que esse é o seu destino.

Não se esqueçam que são vocês mesmos que podem mudar os seus destinos.

Educação significa salvação da ignorância e compreensão do mundo.

É a habilidade para mudar seu destino.

Vejam estas fotografias. (fotos de ex-alunos em trajes de formatura)

Olhem para estas pessoas. Leiam e releiam o que essas pessoas escreveram.

Elas lhes mostrarão o caminho na minha ausência.


Deixe um comentário

Arquivado em Entretenimento

Deixe um comentário

